Pastoral Universitária prepara acolhimento de universitários
A Pastoral Universitária de Braga anunciou que está a preparar o acolhimento aos jovens universitários que irão iniciar uma nova fase da sua vida no próximo ano letivo.
Este departamento da Arquidiocese de Braga desenvolve a sua ação junto da comunidade académica através de um programa diversificado de propostas que visam promover «o diálogo, a partilha e o encontro com Cristo dos jovens universitários».
Para isso dispõe do Centro Pastoral Universitário, um espaço plurifacetado, onde se fomenta a ligação, o convívio, o estudo e a reflexão, unindo no mesmo local universitários que «procuram novos desafios pastorais e de crescimento na sua vivência cristã e humana, em contexto académico e pessoal», disse o Departamento.
O Centro tem sido, nos últimos três anos, uma segunda casa para 35 universitários que habitam na sua Residência Universitária, junto ao campus de Gualtar da Universidade do Minho, e usufruem de vários espaços, como a sala de convívio, de música e salas de estudo, um refeitório e copa para fazerem as suas refeições, um bar e uma capela, «espaço sempre aberto e disponível».
Provenientes de várias localidades, realidades e vivências espirituais, estes jovens «encontraram na instituição um ambiente familiar, que os levou a novas experiências de crescimento e amadurecimento pessoal em múltiplas vertentes», afiança a Pastoral Universitária de Braga.
Nesta Residência Universitária - dotada de dez quartos individuais, dois quartos duplos e um quatro de casal todos dotados de wc privado, e oito quartos duplos com wc partilhado, os estudantes podem «partilhar valores de respeito e união, ao estilo de uma família alargada, encontrando assim um permanente rosto amigo e compreensivo», acrescenta.
A residência possuiu ainda um auditório para conferências, palestras, momento de formação, etc.
O Centro Pastoral Universitário está localizado na Rua do Vilar (São Victor) e disponibiliza informação sobre o alojamento na Residência, através de e-mail (pastoral.universitaria@arquidiocese-braga.pt) ou telemóvel (914 541 063).
In Diário do Minho

Comentários