Projeto “Mais Proximidade” leva Cantares dos Reis aos idosos

Amanhã apresentou-se chuvosa, mas nem assim a alegria deixou de estar presente e de contagiar os jovens universitários do projeto “Mais Proximidade” que, no passado dia 7 de janeiro, ainda envoltos pelo ambiente natalício, se deslocaram junto de alguns dos idosos que acompanham, no âmbito deste projeto desenvolvido pela Pastoral Universitária de Braga, em colaboração com o Comando Distrital de Braga da Polícia de Segurança Pública, para lhes cantar os Reis.

Tal como os Magos, que pegaram nos presentes que tinham e partiram ao encontro da gruta onde estava o Menino Jesus, deitado na manjedoura, também nós partimos ao encontro daqueles que se sentem mais sozinhos, levando-lhes votos de que o ano 2023 seja repleto de coisas boas.

Sabemos que a época do Natal é vivida na solidão por muitas pessoas, especialmente pelas mais idosas, faltando, por vezes, uma palavra de conforto, de esperança, de alegria e de paz. Conscientes desta carência de gestos de proximidade e de amor, levamos aos idosos, através de algumas músicas tradicionais e da nossa presença amiga e afetuosa, a alegria e a esperança de que tanto necessitam.

Que bom foi para nós ver aqueles sorrisos, sentir aquela ternura com que nos receberam, ouvir as palavras que nos dirigiram. Muitas vezes ouvimos: “obrigado. Nem sei como vos agradecer”; ou então: “que coisa bonita”. Percebíamos que não eram frases ditas ao acaso ou sem sentido, mas eram palavras que vinham do fundo dos seus corações.

Todos nós, jovens voluntários, assim como o agente da PSP de Braga que nos acompanhou e que integra o MIPP – Modelo Integrado de Policiamento de Proximidade, pudemos experienciar que, com pouco, se pode fazer muita diferença na vida das pessoas e que uma palavra ou um gesto, por mais simples que seja, pode tocar e iluminar os corações mais importunados pelos dissabores da vida. Com o cantar dos Reis, quisemos, tal como cantávamos numa das músicas, desejar a todos paz, saúde e alegria, uma intenção que pretendemos concretizar nesta nossa missão voluntária junto dos idosos que acompanhamos. 

O Projeto Mais Proximidade é um projeto de voluntariado que procura promover uma relação estreita entre jovens universitários, idosos e agentes de autoridade, tendo como principal missão a criação de um mundo mais fraterno, que cuida das gerações mais velhas. Existe desde 2021 e este ano conta com a participação de um grupo de jovens universitários que, de forma próxima e individual, acompanham 14 idosos sinalizados pela PSP.

Diogo Martins, Teologia, Universidade Católica Portuguesa (Braga)

Comentários