III JORNADAS DA CULTURA | PARA UM NOVO MODELO SOCIAL | 12 de março | Auditório da Faculdade de Ciências Sociais - UCP






A Comissão Organizadora vem, por este meio, convidar Vª Exa. a tomar parte nas III Jornadas da Cultura que se realizam no próximo dia 12 de Março de 2014, entre as 18h00 e as 23h00 na Faculdade de Ciências Socias da Universidade Católica.

Data: 12 de Março de 2014

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Sociais, UCP

Percebemos que as épocas tingem comportamentos, atitudes e valores. Somos fruto de uma época, de um contexto, de uma história. E ao olhar o presente, rapidamente nos apercebemos que as mudanças económicas, as alterações introduzidas nas instituições, o aparecimento de novas formas de trabalho agora mais precarizadas, a destruição do tecido produtivo, etc., alteraram a nossa forma viver e, naturalmente, o nosso bem-estar e felicidade. E o nosso futuro? Serão os mercados a regulá-lo? Seremos governados por entidades sem rosto, sem perdão e sem entendimento?

A verdade é que se vivem tempos de grande ansiedade coletiva, estigmatizados pela falta de esperança e alegria, uma vez que não se vislumbra um futuro seguro. Antevê-se, isso sim, uma nova sociedade muito marcada pela instabilidade, pela deterioração das condições de emprego, pela maquinização da própria vida, pela contração do consumo e pela falta de proteção social.   

Que modelo social se anuncia? De que serve os mercados ganharem o mundo inteiro se o ser humano se desfigura? Que futuro se augura para os portugueses?

ENTRADA LIVRE

Programa preliminar

18h00 - Sessão de Abertura

I Sessão: A educação como motor do desenvolvimento 
Boaventura Sousa Santos (Universidade de Coimbra)

Apresentação do Livro:

Se Deus fosse um ativista dos Direitos Humanos”
Por: Paulo Mourão (Universidade do Minho)

21h00 - II Sessão: Para um novo Modelo Social
João Duque (Presidente do ISEG)
Moderador: Joaquim Costa (Universidade do Minho)

Organização: Pastoral Universitária, Pastoral da Cultura, Comissão Justiça e Paz, Centro Regional de Braga da Universidade Católica Portuguesa.


Comentários