Cuidar dos Dons Como Processo de Relação com Deus e com os Homens 


A Pastoral Universitária de Braga colocou na capela do Centro Pastoral Universitário um pequeno saco com sementes, lançando o desafio aos jovens universitários, que por ali passassem ao longo da Quaresma, que simbolicamente plantassem as suas sementes, que as tratassem e que deixassem que estas dessem belas plantas que encantassem todos aqueles que pudessem desfrutar delas.
A Beatriz Pereira, que aceitou este desafio e o levou a sério na sua vivência quaresmal, não só deu vida às sementes que recebeu, como nos mostra a imagem nos seus processos de crescimento, como que compreendeu que, na vida, devemos regar e cuidar dos dons que recebemos para que estes possam transformar o mundo daqueles que nos rodeiam, mas sobretudo que possam transformar o nosso próprio mundo e a nossa forma de viver a dimensão cristã.
Nada melhor do que refletir sobre as suas próprias palavras.



Visto de uma forma superficial, o girassol é uma flor que se semeia e cresce. Não deixa de ser verdade, mas será que é assim tão simples? As sementes deste girassol vieram parar às minhas mãos numa altura especial: na Quaresma. Para muitos, a Quaresma é um tempo de restrições. Eu compreendo, agora melhor, que é um tempo de crescimento na nossa relação com Deus. E crescer na relação com Deus é crescer em luz e felicidade. Não porque nós, heroicamente sozinhos, fazemos por isso. Isso é ilusão do nosso ego. 

Assim como este girassol, nós não nos plantamos sozinhos! Para o girassol começar a crescer, alguém com muito carinho colocou uma semente na terra e a aconchegou. A nós, com o dobro do carinho, Deus planta virtudes e talentos prontos a maturar. Com carinho também, Ele vai regando essas sementes com pessoas que nos coloca no caminho, com propósitos, afetos e inspirações que nos comunica, com leveza, com a verdade! Quando os ventos fortes sopram e as chuvas caem sobre nós, Ele coloca uma espécie de estaca junto ao nosso caule para nos manter firmes e para continuarmos a crescer com segurança. Em troca, pede-nos coisas muito pequenas comparado com o que recebemos d'Ele. Pede que, tal como o girassol, procuremos e giremos sempre em direção à luz (porque sem ela murchamos - até isso é para o nosso bem) e que possamos gerar novas sementes para Ele plantar, através de nós, nos outros. 

Como começou pequeno e está a ficar bonito o girassol! 

Como permites que Ele cuide do teu?

Beatriz Pereira
Aluna de Doutoramento em Psicologia Aplicada da UMinho

In Voz de Esperança


Comentários