Pastoral Universitária de Braga prepara projetos de voluntariado


O passado sábado foi dia de encontro no Centro Pastoral Universitário, ou melhor, dia de reencontro com jovens universitários que, tal como eu, vivem como se esta fosse a sua casa, não por alguns de nós residirmos aqui, mas por sentirmos que temos um lar, mesmo estando longe do seu.

Os coordenadores do Projeto (Des)Envolve-te e do Projeto Sementes tiveram o primeiro encontro com os jovens que vão coordenar os projetos de voluntariado no próximo ano e colocar ao serviço de outros universitários a sua vontade de construir um mundo mais justo e fraterno.

«Eu sou sempre uma missão; tu és sempre uma missão; cada batizada e batizado é uma missão. Quem ama, põe-se em movimento, sente-se impelido para fora de si mesmo: é atraído e atrai; dá-se ao outro e tece relações que geram vida» foram as palavras do Papa Francisco que deram o mote ao nosso encontro no momento da reflexão que marcou o início de um dia de trabalho em equipa.

Mês extraordinário da Missão

A viver o mês extraordinário dedicado à Missão, estas palavras fizeram-nos pensar o que é para cada um de nós a missão, qual o sentido de missão que nos era confiado neste serviço ao outro e o porquê de querermos ser missionários.

Ser missionário é compromisso, compromisso para com o projeto, para com as pessoas com quem nos cruzamos e especialmente para com Deus, que nos pede que sejamos jovens em missão.

Assim começaram os trabalhos de coordenação para o próximo ano de voluntariado na Pastoral Universitária de Braga, com novas caras, novas ideias e com a mesma vontade de dar sem pedir nada em troca.

Terminamos o dia com a celebração da Eucaristia presidida pelo Pe. Duque, momento em que os grupos se voltaram a encontrar para celebrar o que nos uniu, a entrega e o compromisso que temos com Deus.

No final deste dia, a vontade de nos pormos em movimento, tal como nos pede o Papa Francisco na sua mensagem para este Mês Missionário, foi confirmada e revigorada.

Agora sim, estamos preparados para ser Missão na universidade

Daniela Silva
2º ano, Licenciatura em Ciências da Comunicação, UMinho

In Diário do Minho



Comentários