Projeto ICTHUS: uma caminhada que a Pastoral Universitária continua a propor aos universitários
O Projeto ICTHUS, uma iniciativa da Pastoral Universitária de Braga que conta já com a sua 2ª edição, é um projeto que desafia os jovens universitários a fazer uma caminhada espiritual, levando-nos a refletir sobre a vida de Jesus Cristo, os seus ensinamentos, os milagres praticados e as suas boas e misericordiosas ações. Um percurso de crescimento cristão que culminará com uma viagem à Terra Santa, local onde confrontaremos a vida de Jesus Cristo com as pedras vivas da história!
Este ano académico decidi fazer parte do Projeto ICTHUS, pois vi nele uma oportunidade para me tornar uma pessoa melhor para procurar orientações, inspirando-me na vida de Cristo na Terra. Entrei, pois, com o objetivo de desenvolver a minha fé e aprofundar os meus conhecimentos sobre a vinda de Jesus e o seu significado, procurando desta forma valorizar ainda mais na minha vida os seus atos de bondade, caridade e misericórdia e o sofrimento ao qual Jesus se sujeitou e se submeteu para nos salvar.
O plano formativo desta caminhada convida-nos a uma sessão de formação semanal, onde abordamos diversos assuntos. Começamos por conhecer as Religiões e as suas principais diferenças e semelhanças, bem como as figuras mais importantes da história das religiões.
Refletimos também sobre o conflito Israelo-palestino ao longo dos anos, os avanços e recuos dos territórios israelitas e palestinianos e os motivos pelos quais este conflito ainda ocorre nos dias de hoje. À medida que nos fomos familiarizando com o contexto histórico-cultural da Terra Santa, passamos para o estágio seguinte, a reflexão e partilha de assuntos de carácter mais pessoal e espiritual, nos quais vamos sendo confrontados com questões que, no dia a dia, não colocamos e não nos debruçamos sobre elas de uma forma séria e profunda. Este percurso formativo coloca-nos diante de perguntas como as seguintes: "Quem é Deus para nós?", "De que forma vemos a Igreja?", "O que nos diz a figura de Jesus Cristo?".
Ainda é muito cedo para perceber o impacto que este projeto vai ter na minha vida, mas nesta fase já posso dizer que tem valido a pena este caminho. Tanto eu, como os jovens universitários que assumiram este desafio de reflexão profunda da fé cristã, estamos expectantes por saber como será o desenrolar desta nossa caminhada espiritual, que certamente não terminará, nem pode terminar, em Belém ou em Jerusalém.
Francisco Claudino
2º ano, Engenharia Informática, Universidade do Minho
Comentários