Pastoral Universitária envia grupo de jovens em missão
No sábado passado, os jovens do Projeto Icthus e do Sementes, projetos desenvolvidos pela Pastoral Universitária de Braga, reuniram-se, juntamente com as suas famílias e coordenadores dos projetos, para recordar o caminho vivido este ano na Missa de Envio, celebrada no jardim acolhedor do Centro Pastoral Universitário.
Num dia de sol, que iluminou de forma calorosa este encontro, mantivemos a tradição já iniciada há alguns anos e que se tornou um marco importante no caminho de quem parte em missão. Este momento celebrativo foi precedido do trabalho de todos os jovens e coordenadores na preparação deste encontro, que evidenciam o espírito comunitário que carateriza estes grupos, que, da mesma forma, serão convidados a viver nas comunidades que os acolherão este verão.
A Missa de Envio contou com as palavras de D. Jorge Ortiga, Arcebispo de Braga, que deram início à nossa celebração, e com as quais começamos a sentir ainda mais de perto a realidade da nossa missão. Uma missão em que somos enviados para estarmos com o Outro, em darmos o nosso tempo a quem nos acolhe, como tem acontecido ao longo de todos estes anos de envio para as missões. A própria Palavra que escutamos na eucaristia falou ao coração de cada um de nós, como se à nossa missão se dirigisse em particular, com o convite a partir sem medo e a libertarmo-nos do que não importa, de levarmos o coração cheio e prontos a dar tudo o que temos e com a certeza de que não vamos sozinhos, que Cristo parte connosco.
Mas esta missa foi mais que a bênção das missões. Foi uma celebração por todos os que contribuem para que aqui chegássemos, por isso, para além do Diretor da Pastoral, dos coordenadores dos projetos, também sentimos a necessidade de celebrar este momento com as nossas famílias, que estiveram connosco ao longo do caminho e que nos irão acompanhar ao longo das missões, também eles partem em missão com cada um dos jovens missionários e merecem a nossa gratidão por nos abrirem o caminho à descoberta. Mas os agradecimentos não se ficaram apenas por aqui, também houve um momento para homenagear o Pe. Eduardo Duque que, como o próprio referiu, é pai para cada um de nós. Mais do que dirigir a casa que nos acolhe, o CPU, e os projetos em que nos envolvemos, o Pe. Duque apoia cada um de nós no seu caminho. Quem ouve as suas palavras e com ele partilha as experiências entende perfeitamente que conhece os projetos como ninguém e cada um que neles participa, tornando-se sempre presente no nosso caminho ao longo de todo o percurso de formação.
Neste dia da Missa de Envio, fizemos um compromisso. Um compromisso de sermos missão, um compromisso com os projetos em que estamos, de os respeitar e honrar nos locais de acolhimento, um compromisso com os nossos familiares e amigos de os levar connosco e com o Pe. Duque e com todos os que trabalharam e contribuem para que tudo aconteça. Mas o maior compromisso que fizemos neste dia foi com Deus, de que nos lembraríamos de Ser para o Outro, viver com o Outro e seguir as pisadas de muitos outros missionários ao longo da história.
O Projeto Icthus enviará cinco jovens para a Casa de Saúde do Telhal em Sintra, entre os dias 13 e 23 de agosto, e o Projeto Sementes irá partir em missão para a Madeira, onde dezasseis jovens se irão dividir em dois grupos de missão nas comunidades do Curral das Freiras (Câmara de Lobos) e Prazeres (Calheta), entre os dias 14 de julho e 4 de agosto.
Estamos profundamente gratos pelo caminho que fizemos e ansiosos por partir em missão.
Ângela Teles | Coordenadora do Projeto Icthus
In Diário do Minho
Comentários