Pastoral Universitária e PSP de Braga retomam projeto de combate ao isolamento dos idosos

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária de Braga e o Comando Distrital de Braga da PSP vão retomar, muito em breve, o projeto "Mais Proximidade", que visa combater o isolamento de pessoas idosas, mediante contactos com jovens universitários. A primeira reunião entre as duas entidades aconteceu ontem, na sede da Pastoral Universitária.

No encontro estiveram o cónego Eduardo Duque, diretor do Departamento da Pastoral Universitária; o agente Mário Carvalho, que representa a PSP nesta missão desde o início do projeto; o chefe José Silva, também da PSP; e as coordenadoras Bárbara Alves e Ângela Teles; bem como alguns possíveis voluntários, que vão acompanhar as pessoas de terceira e quarta idade.

O anfitrião, cónego Eduardo Duque, fez a reapresentação do projeto, uma vez que havia gente nova, lembrando que a iniciativa "Mais proximidade", uma ideia do Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, estava pensada há muito, precisamente pela preocupação que manifesta perante os idosos, muitas vezes abandonados e às vezes vítimas de maus tratos.

Porém, a pandemia e as suas consequências vieram «apressar» a sua efetivação no terreno.

Até porque, com a pandemia e os confinamentos, sobretudo as pessoas idosas perderam liberdade, autonomia e dignidade e, por conseguinte, alegria de motivação para viver.

Assim, o objetivo do projeto "Mais Proximidade" é ouvir os idosos, estar com eles, tanto quanto for possível, leva-los a passear. «Para que sintam amados, que vale a pena viver, que não são um peso morto na sociedade», disse.

O padre Eduardo Duque explicou ainda a importância da presença da PSP no projeto. Não só para dar segurança, mas sobretudo «confiança» aos idosos, para que confiem nos jovens.

Lembrou que se trata de uma missão em equipa, com «intervisionamento» de todos. Ou seja, tudo é feito com conhecimento de todas as partes.

Ângela Teles e Bárbara Alves contaram a experiência do ano passado, acreditando que este será certamente melhor.

Tanto mais que, devido ao confinamento, os contactos foram feitos sobretudo por telefone. Agora espera-se que os contactos sejam mistos, isto é, por telefone e presencial e que aconteça pelo menos uma vez por semana.

O convívio de final do ano, que decorreu no Sameiro foi tido como um dos pontos altos do projeto, uma vez que juntou voluntários e idosos, muitos deles há muito que não saíam de casa.

A expetativa do cónego Eduardo Duque é que este ano possa haver mais do que um convívio, se possível em Viana do Castelo e em Fátima. E sugeriu ainda passeios em Braga com os idosos cuidados, com visitas a espaços emblemáticos.

Inscrições até 12 e entrevistas 16 e 17 de novembro

Entretanto, para os jovens universitários que estiveram interessados em fazer parte do projeto "Mais Proximidade", podem inscrever-se até ao dia 12 de novembro, sexta-feira, no facebook da Pastoral Universitária.

Os candidatos terão que ser universitários ou ex-universitários, terão que ter até 35 anos de idade.

As entrevistas aos voluntários vão ser feitas nos dias 16 e 17 de novembro e a primeira reunião com os selecionados é já no dia 22, para que sê dê início aos contactos.

PSP satisfeita com colaboração

A PSP de Braga, pela voz do chefe Silva e do agente Mário, um rosto «conhecido e acarinhado» junto dos idosos, fizeram saber que o projeto é uma mais-valia para a PSP, mas sobretudo para os destinatários que são os idosos abandonados.

O agente Mário lembrou que, infelizmente, também a PSP não consegue acompanhar tantas vezes quantas era desejável, a situação dos idosos, pelo que a presença dos jovens universitários vêm colmatar esta ausência.

Recorde-se que os idosos a serem acompanhados são sinalizados pela PSP de Braga.

In Diário do Minho



Comentários