Projeto Mais Proximidade une jovens universitários e idosos no Parque de S. João da Ponte

O Projeto Mais Proximidade, dinamizado pela Pastoral Universitária de Braga, reuniu-se no passado domingo, em espírito festivo e acompanhado já pelas preenchidas ruas da cidade e cores dos festejos de São João, para celebrar mais um ano de convivência e voluntariado, que nem a chuva foi capaz de afugentar e nem o dia mais escurecido pelas nuvens entristeceu.

Os universitários voluntários e alguns dos idosos, que este projeto acompanha desde o início do ano, encontraram-se no Parque de S. João da Ponte para celebrar mais um ano de amizade e partilha intergeracional. O início do encontro foi marcado por um momento de oração na capela, dirigido pelo Pe. Eduardo Duque, diretor da Pastoral Universitária de Braga. Este momento acolheu muito mais do que apenas as pessoas ligadas ao Projeto. Uniram-se a nós, escutando atentamente, outras pessoas que se encontravam neste local, que rezaram connosco e que deixaram aflorar a emoção perante o alerta e desafios que o Pe. Duque lançou: um apelo ao amor pela vida e à atenção que se deve prestar ao idoso, numa sociedade que descarta a vida com demasiada facilidade, que se foca no imediato e no que é jovem, aparente e belo no exterior. Salientou a forma como os idosos se sentem inúteis e excluídos da sociedade, quando deveriam ser escutados pela sabedoria e conhecimento que adquiriram com a vida e motivou os nossos idosos a viver a vida com ânimo, com alma! Seria estranho não nos sentirmos tocados por tais palavras, vestindo agora a pele de voluntária deste projeto que muito tem aprendido com a relação com estes idosos. É importante sentar e escutar as histórias de quem já viveu tanto e muitas vezes em contextos muito difíceis e que, como dizia o Pe. Duque, é esquecido e até maltratado, num final de um percurso de vida de quem teve trabalho, família, viveu toda uma vida ativa. É nosso dever, enquanto jovens, não deixar que isso aconteça e estar atentos! 

No final deste momento, e abrigados da chuva, fizemos um pequeno convívio, onde partilhamos histórias e vozes que cantavam, entre risos, memórias de histórias vividas que ficarão gravadas nos nossos corações. Criaram-se, sem dúvida, laços mais fortes entre todos, onde o tempo passou sem que ninguém se apercebesse. 

Um agradecimento muito especial a quem possibilitou que esta atividade acontecesse, com muita dedicação e a quem disponibilizou o espaço e a ajuda para que tudo corresse bem.

O Projeto Mais Proximidade é dinamizado desde 2021 pela Pastoral Universitária de Braga em parceria com a PSP – Comando Distrital de Braga, com o propósito de reunir jovens universitários que queiram voluntariamente acompanhar, de forma personalizada e próxima, idosos sinalizados pela PSP. É um projeto que se foca no que os jovens têm de melhor para oferecer: uma companhia atenta, uma mão amiga, mas também no que têm a aprender nesta reciprocidade que se vive com os idosos. 

Ângela Teles, Coordenadora e voluntária do Mais Proximidade

In Diário do Minho [26/06/2022]

Comentários